Fórum russo expõe cinco milhões de passwords do Gmail

A Google refere que se tratam de contas antigas, mas alguns especialistas estimam que 60% ainda sejam válidas. As passwords reveladas são do Gmail, Google+, Yandex e mail.ru.

As passwords em questão foram publicadas num fórum russo btsec.com, que entretanto ficou indisponível. Especialistas avançam que 60% das combinações de password e nome de utilizador ainda estão válidas, embora a Google tenha defendido que muitos dos dados são de contas desatualizadas, noticia o El Pais.

Tanto a Google, como a Yandex desmentem que tenham sido vítimas de um ataque nos últimos tempos que tenha conseguido roubar cinco milhões de passwords. Ambas as empresas mantêm confiança na segurança dos seus sistemas.

Yandex e Mail.ru são dois dos sites mais visitados na Rússia. A maior parte das contas reveladas pertence a utilizadores que falavam inglês, russo ou espanhol.

As recomendações de segurança neste caso são as mesmas de sempre no mundo da informática: não revele a sua password a ninguém, mude-a com frequência, escolha combinações de letras, números e caracteres especiais e defina passwords diferentes para cada serviço online que esteja a utilizar.

 

 

 

 

E.I

Tags: Passwords, Gmail