Google encerra Panoramio e aposta em Views

Google já escolheu qual o serviço de visualização e partilha de imagens onde pretende apostar. Assim, a empresa vai terminar o desenvolvimento do Panoramio e reforçar os trabalhos no Views. 


 
Evan Rapport é o gestor da Google para ambos os produtos e anunciou na Photokina deste ano que a empresa precisa de mais do que «paisagens terrestres e aquáticas. O Panoramio fez um serviço excelente, mas temos de alargar mais». As imagens carregadas no Panoramio eram georreferenciadas e apareciam no Google Maps, mas a gigante quer mais, avança a Cnet.

Agora, a aposta vai passar pelo serviço Views e pelo reforço das suas funcionalidades. Com o Views, qualquer pessoa pode fazer o upload de uma fotografia e marcar a posição onde foi tirada no Google Maps. A empresa depois aprova ou não a publicação e a foto passa a estar disponível num friso na parte de baixo do Maps.

O Panoramio foi adquirido pela Google em 2005 e já conta com 80 milhões de imagens e muitas horas que a comunidade investiu, pelo que a decisão da Google não terá sido fácil. O Panoramio vai estar disponível durante alguns tempos ainda, enquanto o Views não estiver completamente integrado.

Com mais de mil milhões de utilizadores, o Google Maps serve de plataforma para que os fotógrafos possam expor gratuitamente o seu trabalho e vejam as suas fotos terem muitas visualizações. Estas imagens podem ainda ajudar outros utilizadores a decidir, por exemplo, as suas férias ou o seu destino para ir jantar.

 

 

 

fonte: E.I

Tags: Panoramio, Views