Versão falsa do Windows 9 abre portas para a instalação de malware

No mundo informático os perigos espreitam a cada esquina e todos os motivos são bons para os piratas informáticos explorarem novos esquemas. O ainda não anunciado Windows 9 já está a fazer vítimas.

O alerta é dado pela empresa de segurança Trend Micro: não descarreguem alegadas versões do Windows 9 que surgem em blogues e fóruns online, pois correm o risco de ficar com o computador infetado com software indesejado. 

São já vários os sites e blogues que disponibilizam links para falsas versões do Windows 9, bastando para isso fazer uma pesquisa pelo nome do sistema operativo e por palavras chave como leak ou download. Há até registo de um vídeo no YouTube que tem associado um link para ficheiros descarregáveis. 

Os utilizadores que acederem a estas páginas e carregarem no botão Download Now são depois redirecionados para uma outra página onde é possível descarregar um ficheiro que tem um tamanho de 5,11GB. Os internautas são depois levados para uma outra página que convida a fazer a instalação de um leitor multimédia. 

O que este leitor faz é instalar um adware – um vírus dedicado a publicidade – que abre diversos anúncios no computador do utilizador. E estes anúncios abrem portas para a exploração de outras ameaças online.

 


À medida que a apresentação da nova versão do Windows se aproxima – a imprensa especializada refere que pode ser no final de setembro -, este modelo de esquemas fraudulentos pode aumentar ou variar um pouco na forma como chega até aos internautas, como redirecionar as pessoas para esquemas de phishing. 

A Trend Micro refere ainda que o download do alegado Windows 9 é na realidade uma versão modificada do Windows 7 em português do Brasil. 

E assim que for lançada a primeira versão para programadores, a confiança dos internautas nas alegadas versões do Windows 9 vai aumentar, o que pode levar a um aumento no número de crimes.

Tags: windows 9